top of page

Tutorial de costura: Retícula séc XIX

  • femmeborda
  • 26 de nov. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 28 de nov. de 2024

Foto por Ivny Coura

Vamos aprender como costurar, passo a passo, a sua retícula do século XIX com o molde gratuito do Costura Histérica? Você pode baixar este e outros moldes gratuitos através do nosso Instagram aqui.

Este é um projeto perfeito para iniciantes e que pode ser concluído em um único dia! Então se você está começando na costura histórica e quer criar uma peça prática e bela, mas sem muito trabalho, esta é uma opção perfeita.


Considerações iniciais

Como a ideia é que esta seja uma peça usável, optei por ensinar a fazer ela forrada, que além de dar mais resistência, também é uma forma simples de conseguir um bom acabamento.


Aqui fiz sem margem de costura, que resultou numa bolsinha menor, de 24cm de altura e 18cm de largura.

Na primeira retícula que eu fiz, adicionei 1 cm de margem de costura em toda a volta do molde e tbm aumentei a altura da boca da bolsa em mais 5cm, resultando numa peça final com 30cm de altura e 20cm de largura. Você pode conferir tudo que eu consegui caber dentro dela neste reels no meu Instagram @brunabordadeira.


A peça será feita totalmente à máquina, mas deixarei algumas sugestões de acabamentos manuais ao longo do processo.


Materiais

Optei por fazer a peça toda em tricoline, tanto o forro quanto a parte externa, pela variedade de estampas (e porquê é o que eu já tinha em casa), mas qualquer tecido plano é recomendável para a retícula. Use sua criatividade!

Para o forro, prefira tecidos claros, pois facilita na hora de procurar suas coisas dentro da bolsa. Procurar um batom dentro de uma bolsa de forro escuro, é como procurar algo dentro de um quarto com a luz apagada! E para deixar a peça mais personalizada, você também pode abusar de aviamentos como rendas, fitas ou até bordar sua retícula com linha ou miçangas, que também era muito comum em modelos do século XIX. Também recomendo o uso de 5 tassels para deixá-la mais charmosa, um em cada ponta e um no centro.


Além de meio metro de tricoline, você também irá precisar de: -linha de costura na cor do seu tecido externo. -65cm de alça de algodão de 2cm de largura. Você pode substituir por fita de cetim ou cordão sarjado. -90cm de cordão de cetim de 2mm. Você pode substituir por fita de cetim de 4mm de largura. -2 contas cristal para amarrar no final do cordão. Você pode substituir por contas de madeira, bola plástica ou ponteira bolinha.



Passo a passo

Comece cortando o seu molde 4x no tecido do forro e 4x no tecido escolhido para a parte externa. No meu caso optei por fazer a parte externa com 2 tipos de tecidos diferentes, pois acho o jogo de estampas uma forma bem simples de deixar a peça mais interessante sem muito esforço.


Caso você deseje bordar ou embelezar a sua peça com rendas e outros aviamentos, faça isto agora, antes de seguir para a próxima etapa.


Ficamos então com estas peças: acima, 2 partes de cada tecido da área externa. Abaixo, 4 partes iguais para o forro.


Agora vc vai costurar, unindo pelas laterais, todas as partes do forro e fazer o mesmo nas partes externas. Lembre-se de fazer isso com o direito virado para o direito, assim as costurar ficarão embutidas.

Como optei pelos tecidos alternados na parte externa da retícula, vou unir um liso com um estampado, sempre pelo lado esquerdo para que mantenha a alternância.


Se vc quer colocar tassels nas pontas da retícula, este é o momento! Antes de costurar as laterais, faça um sanduíche de tecido/tassel/tecido, deixando um pouquinho da alça para fora, assim ele ficará embutido também.


Quando terminar de unir as laterais, vc terá dois saquinhos "prontos".

Agora vamos fazer as casinhas para passar a fita que servirá para fechar e abrir nossa retícula quando estiver pronta.

Você tem duas opções para fazer essa etapa: vc pode costurá-la manualmente com este tutorial de ilhós que está no canal do YouTube do Costura Histérica, ou você pode fazer casinhas de botão na sua máquina de costura. Eu optei pela segunda opção.


Pegue seu saquinho externo, vire para o lado direito e na parte da frente meça 4cm de distância da boca dele para dentro. Nesta altura, meça 4 e 6cm de largura. Estas são as posições das suas casinhas (pontos vermelhos nas fotos abaixo).



Para costurar as casinhas, utilizei um botão de 1,2cm no meu pedal, para ter casinhas de 1,3cm. As medidas não precisam ser exatamente essas, vai depender do material que vc quer usar para fazer a sua amarração, se ele é mais grosso como um cordão de algodão ou mais fino e maleável como uma fita de cetim. O importante é que tenha menos que 2cm que será o tamanho da nossa canaleta.

O resultado é este da foto ao lado (ou acima, caso esteja lendo pelo celular).


Após essa etapa, alfinete a alça nas laterais desse mesmo saquinho, tomando cuidado para deixá-la centralizada e não torcer. Agora é só costurar com a margem do pé da máquina (cerca de 0,70cm).

Ela ficará assim:



Agora nós temos um saquinho com as alças, que está do lado direito, e o outro saquinho, que é o forro, do lado do avesso. Coloque o saquinho com as alças dentro do saquinho do forro, encontrando direito com direito, alinhe bem todas as costuras laterais e alfinete. Atenção: deixe um espaço de 7cm sem alfinetar! A gente precisa dessa abertura para poder desvirar a retícula depois.

Agora costure tudo com 1cm de margem.


Depois de costurar, desvirar a sua bolsa pela abertura que foi deixada.


Ela vai ficar assim, parecendo um balão! Agora é só colocar o forro para dentro e passar bem.


Depois de passado o ferro, vc colocará a agulha para o lado direito e irá pespontar toda a boca da retícula. Assim, o buraco que foi usado para desvirar a bolsinha será fechado.



A partir do pesponto, meça 1 e 3cm de distância, como mostra a foto, em toda a volta da boca da retícula e costure por cima destas marcações. Essa será a canaleta por onde irá passar o fio que servirá de amarração para abrir e fechar a sua bolsinha.




Com a ajuda de um alfinete de segurança ou um passador de elástico, passe o cordão de sua escolha por dentro da canaleta. E para garantir que o fio não irá entrar de volta na canaleta depois de passá-lo, você pode acrescentar cristais grandes de formato à sua escolha, que também adicionam um charme a mais na peça.



E está pronta a sua retícula! Agora você já pode desfilar por aí com a sua linda peça, costurada pelas suas próprias mãos no melhor estilo Histérico ✨


Se você gostou deste post ou ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários! Este é meu primeiro tutorial neste formato então críticas construtivas e sugestões para melhorar o entendimento de vcs são muito bem vindas.


 
 
 

3 comentarios


Ivny Coura Fotografia
Ivny Coura Fotografia
26 nov 2024

Sinceramente, eu gostaria de ter o mínimo conhecimento em costura, pra fazer uma retícula pra mim. Ficou ótimo seu tutorial, Bruna. ♥

Me gusta
femmeborda
28 nov 2024
Contestando a

Obrigada, querida! Essa peça é bem tranquilinha para iniciantes. Se um dia quiser se arriscar na costura, fica a recomendação! E claro, estou aqui se surgir alguma dúvida ❤️

Me gusta

Invitado
26 nov 2024

Sinceramente, eu gostaria de ter o mínimo conhecimento em costura, pra fazer uma retícula pra mim. Ficou ótimo seu tutorial, Bruna. ♥

Me gusta
bottom of page