top of page

Tutorial de Banyan clássico Séc. XVIII

  • Foto do escritor: Paulo Samu
    Paulo Samu
  • 2 de set. de 2024
  • 2 min de leitura


Se você chegou até aqui é porque está sonhando com seu próprio Banyan, e nada mais fácil do que começar pelo começo e fazer um Banyan clássico do século XVIII sem muitas firulas, recortes e técnicas de alfaiataria.


Este modelo é clássico e pode ser feito com apenas um tecido e finalizado com costuras francesas (ou overloque caso ache mais fácil). Ou você pode fazê-lo forrado: basta seguir o passo-a-passo duas vezes e utilizar uma peça como forro da outra!


Para fazer o seu Banyan, você vai precisar de 1,5m de tecido de 2,80m de largura ou 3 metros de tecidos de 1,40cm. (Não inclui a faixa de amarração opcional)


No passado, os tecidos mais utilizados para este tipo de peça eram tecidos finos como sedas, adamascados e jacquard. Hoje em dia, para reprodução, os tecidos indicados são: sarja de algodão leve, linho ou tecidos sintéticos como tafetá, shantung e jacquard. Dá até para aproveitar aqueles tecidos de decoração que têm 2,80m de largura!



O molde base para essa peça feito pelo Costura Histérica está disponível para download e impressão gratuitamente no link:


Ou você pode traçar diretamente no tecido, da seguinte forma:



Esta é uma modelagem ultra simples e não gera resíduos têxteis, pois todo o tecido é aproveitado! Após cortar vai ficar assim:



A primeira coisa que eu faço é separar os 4 triângulos e unir para formar as 2 nesgas laterais do Banyan. Como falei, eu gosto de utilizar a costura francesa, então fica desta forma:




O próximo passo é fechar as mangas. Aqui também utilizo a costura francesa. E já faço o acabamento dos punhos também.



Agora eu costuro as 2 nesgas triangulares nas aberturas laterais, isso faz com que o Banyan fique com um movimento incrível, além de forçar ele a cruzar na frente e não ficar abrindo quando você andar! Essa modelagem é simples mas é muito genial!



Também faço o acabamento em costura francesa em todas essas costuras, e depois sigo fazendo a barra da peça.


Para finalizar a abertura central do Banyan, eu gosto de costurar uma faixa de tecido contrastante, mas geralmente essa parte pode ser dobrada 2x e costurada também da mesma forma que fazemos na barra.



E assim finalizamos a peça! O que achou? Relativamente simples, né?




Para fazer a faixa de amarrar, normalmente eu uso uma faixa de 30cm de largura (que dobro e costuro, e no fim fica com 15cm de largura) por uns 2 metros de comprimento. E coloco tassels de lã nas pontas!



Fez seu banyan seguindo nosso tutorial? Marque o @costurahisterica no instagram e mostre pra gente! Qualquer dúvida estamos à disposição!


Abraço apertado!


Paulo Samu




6 Comments


Arthur Adams
Arthur Adams
Sep 13, 2024

Tutorial ficou muito intuitivo e perfeito para quem quer iniciar nessa jornada que é a costura histórica! Você arrasou! 😍

Like

nfsantos.ctb
Sep 03, 2024

Estou encantada! Amei tudo, modelagem descomplicada e molde grátis, o tutorial 😍😍😍 Perfeito ! Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽

Like

Duane Santos
Duane Santos
Sep 03, 2024

O tutorial em conjunto com o molde é muito interessante pra alguem começando na costura histórica e querendo uma peça grande e linda pro seu acervo.

Like

Juliana Lopes
Juliana Lopes
Sep 02, 2024

Muito bom o tutorial! Ja quero fazer o meu

Like

Ivny Coura Fotografia
Ivny Coura Fotografia
Sep 02, 2024

Ficou lindo e extremamente chique. E parece simples, até pra mim que não entendo nada de costura. Obrigada por compartilhar!

Like
bottom of page