Prazer, eu sou a Bruna
- femmeborda
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Desde pequena sempre fui apaixonada por duas coisas: arte e criar com meu corpo.
Digo "corpo" e não "mãos" pois o teatro e a dança sempre estiveram presentes na minha vida. Assim como desenhar e pintar, mover meu corpo também me levou a observar o movimento dos tecidos, como eles destacam certos passos, como as cores mudam com a luz.
Por volta dos 16 anos, assisti uma entrevista com a figurinista da mini série Capitu (2008), onde ela contava como foram usados mais de 200 metros de tule na saia para trazer à vida a ressaca do mar. "É isso o que eu quero fazer", pensei comigo.

Em 2019 me formei em Design de Moda, com TCC de figurino. Cheguei até a trabalhar na área, mas um outro fazer também me conquistou: o bordado.
Aprendi a bordar com a incrível Andréa Oruê da Primavera de 83 e não parei mais. Fiz encomendas para colegas, dei aulas particulares, e quando percebi, os professores maravilhosos que sempre me incentivaram, me convidaram para realizar um workshop para as turmas de primeiro semestre, atividade que mantive por mais dois anos depois de formada.
Como a pandemia riu na cara dos nossos planos, o bordado foi de coadjuvante para protagonista na minha vida. Hoje bordo retratos e colares sob encomenda no meu ateliê FemmeBorda e tbm crio conteúdo para marcas de materiais de artesanato com meu perfil @brunabordadeira.
Ensinar segue sendo uma das minhas paixões! Dou aulas e Workshops de bordado regularmente e tbm já ministrei cursos no Senac. E também as aulas online que me permitem ter alunos de todo o mundo (inclusive se vc falar que veio daqui, ganha desconto pra ser meu aluno também).
O que vcs podem esperar de mim neste blog são tutoriais, muitaaaa coisa sobre bordado, a história de mulheres que eu acredito que merecem mais destaque, e registros dos meus processos criativos. Feitos com o que tenho e com o que é possível, pois acredito muito no "melhor feito do que perfeito" e o preço do linho não me permite ser historicamente correta!
Retrato de Marie Antoinette por Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, 1783 Foto por Ivny Coura
Contem com a minha curiosidade em entender processos e técnicas, minha paixão pela história das mulheres e do têxtil, a vontade de ensinar tudo que eu sei e a minha quedinha pelo século XVIII e roupas bonitas.
Prazer, eu sou a Bruna.
Maravilhoso o seu trabalho! Deu para sentir todo seu apreço e paixão por aquilo que vc faz é muito bom acompanhar pessoas assim.
Eu tive a honra de fotografar a Bruna, durante o encontro de Costura Histórica, em SP, e me surpreendi com sua gentileza, suavidade e bom humor. Agora entendo por que você esteve tão à vontade no papel de Maria Antonieta, lendo sobre a presença do teatro na sua vida. Bruna é uma figura gentil e talentosa nesta comunidade tão variada e tão ampla. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela. ♥