top of page

Bê-á-bá das fibras e tramas, um guia para iniciantes na costura

  • femmeborda
  • 14 de out. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 7 de nov. de 2024

Olá, pequeno gafanhoto da costura histórica! Neste post você irá aprender sobre o básico das fibras, uma questão muito importante que irá te ajudar a escolher os tecidos certos para os seus projetos, visando conforto, estética e claro, não comprar gato por lebre.


O que são fibras? Tecidos são feitos de fios, fios são feitos de fibras. As fibras são o material do que o seu tecido é feito. Sabe aquela etiqueta branca enorme que vem dentro das roupas? Nela vem escrito a composição do tecido, que é exatamente a indicação de quais fibras foram utilizadas para fazê-lo.


E as tramas?

Trama ou construção é a forma como esses fios são entrelaçados para criar o tecido, que são divididos em dois tipos principais: malha ou plano.


Todo tecido de malha é naturalmente elástico, mesmo que não possua elastano na sua composição, pois é construído pelo entrelaçamento horizontal de um único fio, literalmente igual a um tricô, permitindo que esse entrelaçamento "abra e feche".




Já os tecidos planos, o nome já diz! São planos e não "abrem" como a malha pois são construídos com linhas perpendiculares na vertical e horizontal, urdume e trama. Necessitam de elastano na sua composição para serem elásticos. Dentro dessa categoria existem infinitas formas de se construir tecidos, mas as mais utilizadas são Tela, Sarja e Cetim.


Imagem encontrada em https://isabelasn.wordpress.com/2021/03/17/como-sao-feitos-os-tecidos/ (último acesso em 02/10/2024)


Isso quer dizer que um mesmo tecido, com uma mesma composição, pode ser feito de materiais completamente diferentes! Como é o caso do cetim, que é um tecido feito em construção de cetim (dã) mas que pode ter a composição 100% poliéster, que o torna mais acessível, ou 100% seda, que é BEM mais caro.


Agora vamos entender melhor sobre as fibras!


Quais os tipos de fibras?

Elas são divididas em 3 categorias: naturais, artificiais e sintéticas.

É importante entender que cada tecido terá variações de gramatura, tipo de trama, qualidade da matéria prima e, portanto, diferentes valores e finalidades. Porém, para fins de praticidade (e porque isso aqui é só um post para dar uma luz pros iniciantes, não um TCC), vou falar sobre as características gerais de cada grupo e depois dar indicações de aplicação para cada fibra.



Fibras Naturais

São aquelas vindas de matéria prima 100% natural e que se mantém neste estado. Podem ser vegetais como o algodão, linho e o cânhamo, ou animais, como a lã e a seda.

Muito respiráveis, são as mais indicadas para conforto térmico, ou seja, uma chemise de algodão por baixo de qualquer traje não é apenas umas questão de acuracidade, mas realmente vai te ajudar na prática a não suar igual tampa de marmita.


O algodão pode ser encontrado puro ou misturado com outras fibras, numa variedade gigantesca de tecidos e tramas. É mais acessível do que o linho e a seda, duas fibras consideradas nobres.


Como o linho puro é caro, é muito comum de encontrá-lo misturado com outras fibras, principalmente viscose, algodão e poliéster.

Linho com viscose resulta num tecido mais fluido e ainda respirável pois mescla uma fibra natural com uma artificial. Costuma ser o mais fácil de encontrar. Linho com algodão resulta num tecido mais encorpado e rústico, ainda 100% natural e, portanto, mantém as características das duas fibras.

Linho com poliéster resulta num tecido que, de acordo com a quantidade de poliéster, pode comprometer o conforto térmico, mas em termos de caimento há uma variedade enorme.


Fibras Artificiais

São fibras de matéria prima natural, porém que passam por processos químicos para alterar seu resultado. São elas a viscose, raiom, liocel, modal, acetato, etc...


A viscose para o verão e o acetato para o inverno costumam ser bastante acessíveis, tanto em valor como em facilidade de serem encontradas. Possuem uma variedade enorme de cores e tecidos feitos com elas, inclusive aqueles tecidos tecnológicos! Conhecem aquelas camisetas que são anti-odor ou com proteção UV? Elas costumam ser feitas de tencel e modal.


Os tecidos feitos com fibras artificiais ainda possuem boa respirabilidade e são de mais fácil manutenção do que os naturais, então desbotam menos e são mais fáceis de desamassar.


Para a costura histórica, indico as mesclas com fibras naturais, pois um linho misto com viscose ainda mantém a estética rústica do linho, porém num preço muito mais acessível (e não amassa só de respirar perto dele igual o linho puro).



Fibras Sintéticas

Obtidas a partir de matéria prima química, como polímeros (plásticos). São elas o poliéster, poliamida, poliuretano (principal alternativa ao couro animal), elastano e etc...


Por nascerem em laboratório, elas permitem que suas características sejam manipuladas para atender diferentes demandas, desde a criação de tecidos extremamente baratos até tecidos de festa com estéticas luxuosas e do segmento de decoração.


Pensem que como são materiais em sua maioria vindo de plásticos, além de toda a questão ambiental (como soltarem microplásticos em cada lavagem), possuem em sua maioria baixíssima respirabilidade, então não são tecidos adequados para peças com a intenção de serem frescas e confortáveis no verão.

Mas não devemos vilanizar os sintéticos!

Além de oferecerem alternativas veganas, é necessário entender que o problema não está necessariamente no tecido ou na fibra que o compõe, mas sim na sua aplicação e finalidade.

Tecidos de fibras sintéticas são mais difíceis de amassar e muito difíceis de desbotar, então são boas opções para quem busca estampados e praticidade, mas são mais chatinhos de costurar.


Eu indico o uso de tecidos sintéticos em dois casos: roupas de inverno ou trajes de baile/corte/gala.

No primeiro caso pois é mais fácil e barato criar um traje que te aqueça com um tecido de poliéster do que com lã batida. E no segundo pois, em geral, possuem um valor mais em conta e têm uma grande variedade de acabamentos, estampas e cores, como os jacquards adamascados, cetins e zibelines de poliéster.


Dicas práticas

Aos iniciantes, indico sempre começarem por tecidos planos, sem elastano na composição e de preferência com composições 100% naturais. Eu te prometo que é muito mais fácil você costurar um tricoline de algodão do que um cetim de poliéster!


Sempre pense em qual a intenção e finalidade do seu projeto. É uma peça para ser usada no verão, num piquenique do Costura Histérica no parque onde minha prioridade é o conforto? Ou é um vestido de baile suntuoso, onde vou precisar de muitos metros de um tecido exuberante?

Se você quer fazer uma Chemise a La Reine por ser uma peça fresca e confortável para o verão, evite tecidos de voil e organza sintéticos e foque nas cambraias de algodão ou linho.

Se quer um traje de corte luxuoso, com adamascados e bordados, os sintéticos podem te atender melhor.


A importância de estudar sobre fibras também te ajudará a não comprar gato por lebre, então sempre veja a composição. Se vc encontrar um tecido que diz ser linho puro por menos de 60 reais o metro, desconfie! Preços muito baixos associados a fibras caras costumam indicar que o tecido é misto ou de baixa qualidade. Sabendo disso, você corre menos risco de pagar o preço do linho em um tecido quase todo de poliéster.




Este foi um apanhado geral (BEM GERAL) sobre o básico de fibras e tramas. É um assunto muito extenso e quanto mais a indústria têxtil avança, mais precisamos estudar, então eu indico fortemente que não parem neste post! Espero que tenha dado uma luz para os iniciantes e convido os mais experientes a compartilharem suas sugestões e experiências nos comentários.







4 Comments


Juliana Lopes
Apr 03

Eu tenho vontade de imprimir esse post e sair distribuindo por aí!!! O poder de síntese impecável, traz um baita panorama de forma facilitada para quem ainda precisa ter as bases da costura.

Like

Ivny Coura Fotografia
Ivny Coura Fotografia
Oct 15, 2024

Uau, tô me sentindo uma entendida agora em costura, pronta pra arrasar em qualquer discussão sobre o tema [com outras pessoas igualmente leigas, claro! Risos...]. Bruna, só não entendi bem como são as fibras artificiais. Elas são feitos do que? Tipo, qual a material prima? Pode ser um algodão que passou por um tratamento químico?

Like
Ivny Coura Fotografia
Ivny Coura Fotografia
Oct 21, 2024
Replying to

Nossa, amei saber. Obrigada!

Like
bottom of page