Biblioteca Rococó - Parte I
- Costuras de Ontem - Luana Bragança
- 24 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2024

Para garantir a fidelidade na reprodução de trajes históricos ou a verossimilhança de trajes históricos de fantasia, é fundamental termos fontes confiáveis para consultar. Nesta perspectiva, os livros especializados são ferramentas indispensáveis para quem deseja reproduzir ou se basear o mais fielmente possível nos trajes do passado seja qual for a sua época favorita. Portanto, os livros são uma fonte de informação confiável para a superação dos muitos desafios da Costura Histórica, principalmente quando estamos iniciando.
Em minha vivência, dois livros foram cruciais para a realização de meus projetos, o primeiro é “The American Duchess Guide to 18th Century Dressmaking: How to Hand Sew Georgian Gowns and Wear Them with Style” de autoria de Lauren Stowell e Abby Cox. Como iniciante precisava de uma publicação que além da base histórica confiável, tivesse também um guia ilustrado passo a passo com as instruções do modo de confecção dos trajes e este por sua abordagem prática e visual é, até o momento, o meu favorito.
Embora o livro se concentra em ensinar a fazer os quatro modelos icônicos de vestidos das décadas finais do século XVIII, as técnicas aprendidas podem ser aplicadas a outros trajes, eu mesma o utilizei para fazer as peças básicas de um traje estilo trabalhadora, e o consulto sempre sobre técnicas de confecção e ajuste e termos de costura histórica quando quero pesquisar algo especifico.
Como pontos negativos penso que poderia ter mais imagens para partes mais complexas e também imagens em alguns ângulos diferentes das peças depois de prontas para facilitar a visualização, e terem, também, utilizado linhas em umas cores mais visíveis para destacar certos tipos de ponto que, muitas vezes, não ficam muito visíveis o que a dificulta nossa compreensão.
O outro é o “Costume Close-Up: Clothing Construction and Pattern, 1750-1790” de autoria de Linda Baumgarten, Jonh Watson e Florine Carr que apesar de não ser um guia ilustrado passo a passo, oferece um conjunto de moldes também das décadas finais do séculos XVIII com moldes femininos e masculinos ambos além dos trajes principais há modelagens das peças intimas também. A variedade de modelos permite a confecção de um guarda-roupa completo da época com modelos formais e informais.
Este livro se destaca por suas descrições detalhadas, imagens contextuais e informações sobre técnicas de construção de peças e dos materiais e ferramentas utilizados na época, complementando muito bem outros livros de costura histórica como é o caso do American Duchess que apesar de mostrar como fazer os trajes não se aprofunda na contextualização histórica. Como aspecto negativo penso que a escala utilizada nos moldes pode ser um desafio para alguns por não ser aquela de grade quadriculada, o que exigirá maior habilidade na ampliação.
Apesar de que há uma variedade de bons livros sobre o período, se a sua intenção é começar a costurar seus trajes, penso que a principio temos que focar em materiais que nos ajudem a concretizar nossos projetos objetivamente e para isso não é necessário tantas coisas quando estamos iniciado. E até mesmo para os não iniciantes estes são bons materiais de referencia que valem a pena ter seja de maneira física ou digital.
Predominantemente as publicações neste estilo são em língua estrangeira, apesar disso, com as ferramentas digitais que temos acesso hoje em dia, como os aplicativos de tradução, é possível compreendermos o que está escrito razoavelmente e aliadas as imagens e a outras fontes de referência poderemos concretizar nossos projetos adequadamente, afirmo isso por experiência própria porque é dessa maneira que tenho lidado com este tipo de material e meus projetos, apesar dos desafios, tem caminhado bem na maioria das vezes.
Boas recomendações! Gosto muito do do American Duchess, depois de ver você falando do Costume Close-Up fiquei pensando em procurá-lo para acrescentar nas minhas fontes de pesquisa também.
American Duchess foi o meu porto seguro durante a minha jornada do Robe à la Française. Gosto muito dele para quem está iniciando, mesmo que alguns aspectos sejam ainda um pouco vagos...
Eu tenho o da American Duchess , é perfeito pra iniciar, além dos trajes , eles tem acessórios que podem ser ótimos pra perder o medo de iniciar.
Eu gosto muito desses dois livros, e adorei a ideia de fazer um post com uma indicação mais detalhada assim